Como preparar sua industria para 2020?

Com as novas tecnologias, processos e o aumento da competitividade, seus funcionários também necessitam evoluir junto com ela, mas para isso é necessário investimentos, ou seja, ele deve estar apto para lidar com as ferramentas e atuar em um cenário novo.

Para isso, é necessário uma gama de pessoas que absorvem diversos tipos de habilidades. Muito mais do que a capacidade técnica, os profissionais precisam de criatividade e dinamismo para solucionar problemas ou reinventar conceitos.

Além disso as pessoas escolhidas em processo, exercem o aprimoramento dessas habilidades diariamente, a partir da capacidade de ver as situações de outros ângulos e buscar alternativas para problemas novos ou recorrentes.

Toda essa mudança, no entanto, não significa que a Indústria 4.0 deixará os profissionais atuais sem emprego. Porém, é preciso preparar sua equipe para uma realidade que já está acontecendo.

Como passar por tudo isso sem perder a competitividade? Veja algumas dicas!

Como é o chamado profissional 4.0?

O profissional 4.0 é aquele que possui formação multidisciplinar. Portanto, além de dominar as ferramentas e as atividades da área, ele é capaz de se adaptar à nova cultura e realizar projetos colaborativos.

Essa nova tecnologia na indústria, faz com que os profissionais deixam de desempenhar funções repetitivas, e passam a trabalhar juntamente com a inteligência artificial. Ou seja, as atividades serão muito mais intelectuais do que braçais.

Embora as atividades nesse cenário sejam mais complexas e criativas, assim os profissionais necessitam ser mais eficientes. Por conta disso os profissionais precisam estar abertos a desenvolver novas habilidades constantemente. A capacitação contínua, tanto para os indivíduos quanto para as empresas, deve ser rotina. Os novos tipos de profissionais precisam ter as seguintes novas habilidades para entrarem nesse novo padrão de indústria:

  • Senso crítico;
  • Falar outros idiomas;
  • Ser multidisciplinar;
  • Saber trabalhar em equipe e de forma colaborativa;
  • Trabalhar com desafios;
  • Ser flexível;
  • Buscar sempre estar atualizado.

Como preparar sua equipe para a Indústria 4.0

O treinamento da sua equipe não é tão complexo quanto parece. Afinal, com o acesso à informação facilitado, existem diversas maneiras de agregar conhecimento aos profissionais e motivá-los a atuar neste novo cenário.

Reforço do valor da tecnologia

Para o início do treinamento de seus funcionários, é necessário trazer a tecnologia para o ambiente interno. Especialmente em indústrias tradicionais, esse costuma ser o grande desafio para mudar a mentalidade dos colaboradores e atuar de maneira mais criativa e dinâmica.

Muitas vezes, as pessoas estão habituadas a realizar suas tarefas de uma forma, e são resistentes às mudanças. Portanto, é preciso demonstrar e reforçar os benefícios da Indústria 4.0 e como a tecnologia colabora para a melhoria na qualidade e produtividade do trabalho.

Nesse sentido, líderes e gestores exercem um papel de extrema importância para preparar a equipe e reforçar o papel da inovação no negócio. É preciso motivar a abraçarem as mudanças e às visualizar como positivas. 

Investir em treinamentos.

Para o treinamento de seus funcionários é necessário uma alta demanda de cursos e qualificações. Nesse sentido, é importante dizer que o mercado educacional na área é bastante amplo. Por isso, é possível encontrar cursos à distância, consultorias, treinamentos personalizados, entre outros.

Por fim, vale reforçar que o profissional 4.0 tem um perfil bastante diferente do que estávamos acostumados até então. Com a intensificação da tecnologia nos processos, é preciso uma visão mais estratégica e habilidades variadas, além da capacidade de se adaptar e inovar.

Comece a avaliar o potencial futuro desses profissionais e veja como pode acontecer uma melhoria satisfatória na indústria.

Leave A Comment

Related Post

Read More
Read More
Read More
lançamentos automobilísticos
Read More